Inundações afetam mais de 50 mil pessoas em 711 distritos do Peru

Lima, 13 mar (EFE).- As inundações pelas intensas chuvas afetaram mais de 50 mil pessoas em 711 distritos do Peru, sobretudo no litoral norte, por danos e desabamentos em 12 mil imóveis, segundo informou nesta segunda-feira o presidente do Conselho de Ministros, Fernando Zavala.

O primeiro-ministro liderou uma reunião no Centro de Operações de Emergência Nacional (COEN) junto a vários ministros de Estado para avaliar a situação das inundações em nível nacional por causa do denominado fenômeno El Niño Costero.

"A situação para as próximas duas semanas ainda nos deixa em alerta. Pelo menos, temos dez rios em alerta vermelho, além disso são esperadas chuvas no norte do país e na zona de floresta", informou Zavala.

O norte do país apresenta altas temperaturas, fortes chuvas e tempestades elétricas que transbordaram rios e inundam estradas, cidades e campos de cultivo.

O chefe do gabinete afirmou que 12 mil casas fora afetadas pelas inundações e que 5% das vias estão interrompidas por deslizamentos de lodo.

O primeiro-ministro anunciou que amanhã será realizado um Conselho de Ministros extraordinário na cidade de Piura, a mais afetada pelas chuvas das últimas semanas, para ver como os governos municipais respondem à emergência climática e planeje, a reconstrução.

"Essa reunião nos vai permitir saber com os prefeitos provinciais qual é a situação que se tem em Piura (...) e, na tarde, desenvolveremos um plano de reconstrução de Piura e outras zonas afetada pelo desastre", declarou.

Perante o início hoje de aulas escolares em nível nacional, Zavala disse que as escolas de Piura começarão na próxima semana, conforme forem reabilitados os centros educativos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos