Otan pede que Holanda e Turquia mostrem respeito mútuo após crise de comícios

Bruxelas, 13 mar (EFE).- O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, pediu nesta segunda-feira que Holanda e Turquia, como membros da Aliança, mostrem "respeito mútuo" e "diminuam a tensão" na crise suscitada pela rejeição holandesa de que ministros turcos façam comícios políticos em seu território.

"O debate está no coração de nossas democracias, e também o respeito mútuo", destacou Stoltenberg em entrevista coletiva ao ser perguntado pelo conflito diplomático entre os dois países.

Segundo disse, os aliados devem mostrar "respeito mútuo" e "diminuir a tensão" para se concentrar em "desafios comuns" que chegam de fora da Aliança.

"Perante ameaças comuns, a Otan se adapta, não devemos nos estabilizar no que nos divide", comentou o secretário-geral aliado.

Para o político norueguês, é "importante dialogar e entender que nos apoiamos uns a outros".

Stoltenberg lembrou que a presença da Otan na Turquia é "boa para a Turquia, mas também para a Europa e o resto da Aliança", perante a instabilidade em países vizinhos como o Iraque ou Síria.

"É de nosso interesse que trabalhemos juntos e afrontemos os desafios comuns", concluiu.

A Holanda impediu neste fim de semana a aterrissagem em seu território do ministro turco de Relações Exteriores, Mevlüt Çavusoglu, para celebrar um comício sobre o referendo constitucional de seu país, previsto para em 16 de abril.

Após a medida, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, acusou o governo holandês de atuar com "remanescentes nazistas e fascistas", qualificou ao país de "república da banana" e ameaçou com sanções como resposta.

Perguntado pelo próximo referendo na Turquia, Stoltenberg disse que o respeita e que faz parte do processo democrático.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos