Trump receberá presidente da China em seu resort na Flórida

Washington, 13 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja receber em abril seu homólogo chinês, Xi Jinping, em seu complexo hoteleiro de Mar-a-Lago (Flórida), informou nesta segunda-feira o portal de notícias "Axios".

Segundo a publicação, que não cita fontes, o encontro, que pode acontecer em 6 e 7 de abril, terá foco na realização de sessões de trabalho, com especial atenção para assuntos mais delicados, como comércio e defesa.

A escolha do resort, um hotel em West Palm Beach (Flórida), seria uma mostra de que Trump quer uma aproximação com a China, apesar de a Casa Branca se mostrar muito fria com Pequim nos primeiros dias do novo governo dos EUA.

Washington pretende buscar a cooperação da China em questões como as provocações nucleares e de mísseis da Coreia do Norte, assim como diminuir a tensão no Mar da China Meridional pelas disputas territoriais com os países vizinhos.

Na última conversa telefônica entre ambos os líderes em fevereiro, Trump reafirmou a Xi seu compromisso de manter a política de "uma só China", que o presidente Jimmy Carter adotou em 1979, quando rompeu relações diplomáticas com Taiwan.

Essa reafirmação foi vista como uma tentativa de reforçar relações com Pequim, após Trump dizer que não se comprometeria com a política de uma só China "a não ser que cheguemos a um acordo com a China que tenha a ver com outras coisas, inclusive comércio".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos