Comboios com ajuda humanitária chegam a várias regiões da Síria

Cairo, 14 mar (EFE).- Vários comboios com ajuda humanitária conseguiram acessar nesta terça-feira distintas regiões da Síria, algumas delas assediadas, quando amanhã completam seis anos de conflito no país árabe.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) informou que 25 caminhões com 15 mil cestas de comida, remédios, alimentos para bebês e outros materiais entraram nas populações de maioria xiita de Fua e Kefraya, no norte do país e sitiadas pela Frente da Conquista do Levante, antigo braço sírio da Al Qaeda, e outras facções armadas.

O OSDH destacou que, coincidindo com a chegada desses veículos a Fua e Kefraya, outra caravana humanitária começou a se deslocar rumo às entradas da cidade de Madaya, a noroeste de Damasco e assediada por efetivos governamentais sírios e pelo grupo xiita libanês Hezbollah.

Por outro lado, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) indicou em comunicado que 35 veículos com ajuda para 92 mil pessoas chegaram hoje às localidades de Sanamayn e Deir al Bukht, na província de Deraa, no sul do país, em um comboio organizado junto ao Crescente Vermelho.

O CICV detalhou que a assistência enviada a estas duas populações inclui comida, equipamentos médicos e de higiene, além de fraldas, colchões e material de limpeza.

Sanamayn e Deir al Bukht são áreas de difícil acesso em território sírio, mas não estão sitiadas.

Em Genebra, o coordenador humanitário da ONU para a crise síria, Kevin Kennedy, afirmou hoje que no último mês a organização não pôde realizar nenhum comboio humanitário no país árabe por não ter recebido autorização das autoridades locais.

Segundo dados da ONU, aproximadamente 650 mil sírios vivem em 13 regiões assediadas e necessitam urgentemente de assistência.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos