Fisco reprova declaração de patrimônio de Marine Le Pen

Paris, 14 mar (EFE).- A candidata à presidência da França Marine le Pen tem abertos dois processos pelo fisco, que a acusa de ter declarado um valor inferior ao real de dois bens imobiliários cuja propriedade compartilha com membros de sua família.

O jornal "Le Monde" publicou nesta terça-feira que ambos os casos podem levar a administração fiscal a pedir o pagamento dos impostos correspondentes à diferença entre essas avaliações, e lembrou que a justiça tem aberta uma investigação judicial contra os Le Pen pelos mesmos motivos.

Uma das disputas com o fisco resultou no comparecimento em 31 de janeiro de Marine le Pen e de seu pai, o fundador da Frente Nacional (FN), Jean-Marie lhe Pen, perante uma comissão de conciliação.

A ação confrontava suas declarações sobre a propriedade de Montretout, um palacete de 11 quartos com uma área de cinco mil metros quadrados nos arredores de Paris que Jean-Marie Le Pen tinha avaliado em 2,5 milhões de euros, quando a perícia do fisco dobrou esse valor.

O jornalista Olivier Beaumont, que acaba de publicar um livro sobre esse palacete, indicou que "segundo vários profissionais" do setor imobiliário, a propriedade vale na verdade cerca de 9 milhões de euros.

Marine le Pen declarou sobre a base do porcentagem que possui em Montretout um valor patrimonial de 142,8 mil euros, enquanto a Fazenda considera que deveria ter declarado 362 mil euros e exige o pagamento de 63 mil euros.

À espera do pronunciamento da comissão de conciliação, o advogado da candidata presidencial François Wagner afirmou que não aceitam as reivindicações do fisco.

O segundo procedimento se refere à casa da família de Rueil Malmaison, também na periferia noroeste de Paris.

A Procuradoria Nacional Financeira investiga desde janeiro de 2016 a declaração apresentada por Marine le Pen perante a Alta Autoridade pela Transparência da Vida Pública sobre a compra de parte do sítio para a esposa de seu pai, Jany Le Pen.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos