Topo

Líder palestino acredita em acordo de paz com Israel sob liderança de Trump

14/03/2017 17h46

Jerusalém, 14 mar (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, disse nesta terça-feira ao enviado especial dos Estados Unidos, Jason Greenblatt, que acredita que a paz com Israel é possível sob a presidência de Donald Trump.

"O presidente Abbas disse a Greenblatt que acredita que, sob a liderança de Trump, é possível um histórico acordo de paz e que isso potencializará a segurança em toda a região", indicou em comunicado a embaixada dos EUA em Tel Aviv.

O enviado americano foi hoje à Ramala, capital administrativa da Palestina, na Cisjordânia, para a segunda reunião de um membro do alto escalão do novo governo dos EUA com líderes palestinos. A primeira tinha sido realizada entre Abbas e o diretor da Agência Central de Inteligência (CIA), Mike Pompeo.

"Ambas as partes, a ANP e os EUA, reafirmaram o compromisso para promover a paz genuína e duradoura entre Israel e Palestina", acrescenta a nota divulgada pela embaixada americana.

Greenblatt e Abbas conversaram sobre a visita do líder palestino a Washington para uma reunião com Trump, que ainda não tem data marcada, e também sobre a instigação à violência, da qual tanto israelenses como os palestinos se queixam constantemente.

"O presidente Abbas se comprometeu a impedir a retórica incendiária e a instigação", diz o comunicado da embaixada dos EUA.

Os dois também conversaram sobre a solução de dois Estados como via para resolver o conflito, uma opção que Trump cogitou deixar de lado recentemente, o que seria uma mudança histórica da abordagem da política externa americana para a região.

A visita de Grenblatt ocorreu depois de Trump conversar com Abbas por telefone na sexta-feira. Na conversa, o presidente republicano convidou o líder palestino à Casa Branca e expôs o desejo de tentar reativar o interrompido processo de paz.

O enviado especial americano se encontrará amanhã em Jerusalém com o presidente de Israel, Reuven Rivlin.

A ANP não quis divulgar qualquer informação sobre o encontro.