Trabalhadores de Washington têm jornada reduzida após tempestade

Washington, 14 mar (EFE).- A capital dos Estados Unidos, Washington D.C., funciona com horários reduzidos nesta terça-feira, embora a tempestade de neve Stella tenha atingido uma área menor que a esperada e tenha sido mais suave que em outras cidades do nordeste, como Nova York e Filadélfia.

Na maior parte da área metropolitana de Washington, que inclui os subúrbios de Maryland e Virgínia, a acumulação de neve foi de 2 a 7 centímetros, embora em alguns condados mais afastados da capital temja chegado aos 12 centímetros. Em Maryland e Virgínia foi declarado o estado de emergência, assim como em Nova York, Nova Jersey e Pensilvânia.

A neve começou a cair na noite de segunda-feira, acompanhada de temperaturas congelantes e seguida de fortes chuvas, uma combinação perigosa que fez com que estradas e calçadas amanhecessem cobertas de gelo e neve úmida.

Os funcionarios públicos chegaram ao trabalho três horas mais tarde, enquanto em outras instituições e empresas foi dada a possibilidade de folgar ou trabalhar de casa, devido ao fechmento de escolas, às estradas deslizantes e aos atrasos no transporte público.

Em Maryland e no norte da Virgínia foram registrados 125 batidas de automóveis devido ao gelo e à neve nas estradas, mas nenhum grave. A nevasca deixou mais de 10 mil pessoas sem eletricidade na área de Washington, a maioria no condado Charles de Maryland.

As atrações turísticas de Washington também foram afetadas: os museus da Instituição Smithsonian abriram mais tarde, ao meio-dia, enquanto o zoológico permanecerá fechado o dia todo.

O metrô abriu no horário habitual, mas funciona com a frequência de sábado, enquanto os ônibus urbanos circulam, mas com serviço reduzido.

Os aeroportos de Reagan, Dulles e Baltimore foram afetados pelo cancelamento de quase oito mil voos em todo o país, 1.658 na segunda-feira e 6.200 entre terça-feira e quarta-feira, segundo a o site "Flightaware".

O Serviço Meteorológico Nacional prevê que continuará a chover na área de Washington, chuvas que podem se transformar em neve ao longo da tarde.

A tempestade Stella é a primeira de um inverno diferentemente quente na área de Washington, por isso tinha gerado uma grande expectativa entre os que sentiam saudades das clássicas tempestades de neve que a cada ano cobrem a capital de branco.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos