Vice da Colômbia confirma renúncia para ser candidato à presidência

Bogotá, 14 mar (EFE).- O vice-presidente da Colômbia, Germán Vargas Lleras, confirmou nesta terça-feira que irá apresentar sua renúncia ao Senado para poder ser candidato à presidência em 2018.

"Amanhã protocolarei no Senado a renúncia ao cargo que venho exercendo até o momento", disse Vargas Lleras em um ato no qual fez o balanço de sua gestão como vice-presidente.

Vargas Lleras disse que promoveu uma reforma na Constituição para os vice-presidentes renunciem o cargo um ano antes das eleições. Caso contrário, eles ficam inabilitados a disputar o pleito.

"As regras foram introduzidas recentemente quando alertaram que quem desejar perseverar e participar do próximo debate eleitoral tem que renunciar um ano antes", ressaltou o vice-presidente no evento, que contava com a presença de vários parlamentares, autoridades regionais e o próprio presidente do país, Juan Manuel Santos.

As eleições presidenciais de Santos serão realizadas em maio de 2018. Caso haja necessidade de segundo turno, ele ocorrerá em junho para que o eleito assuma em 7 de agosto de 2018.

O vice-presidente reiterou que a reforma constitucional o obrigava a protocolar amanhã sua renúncia. Apesar de não ter tomado uma "decisão definitiva" sobre a candidatura, Vargas Lleras não quis descumprir os prazos para ficar inabilitado à presidência, cargo que disputou com o próprio Santos em 2010.

Posteriormente, Vargas Lleras pediu aos senadores que tramitem o pedido de renúncia com "prontidão". E também fez uma especial saudação ao general reformado Óscar Naranjo, que já foi escolhido por Santos como vice-presidente para completar o mandato.

Vargas Lleras disse estar feliz de a responsabilidade ser assumida por Naranjo, que foi diretor da polícia e membro da equipe de negociação de paz do governo com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos