Forças iraquianas tomam controle da ponte velha de Mossul

Mossul (Iraque), 15 mar (EFE).- As forças do Iraque tomaram nesta quarta-feira a ponte velha no centro de Mossul, a mais importante desta cidade iraquiana e cujo acesso oeste estava em mãos do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), após horas de combates entre ambas as partes.

O comandante da Polícia Federal iraquiana, Raid Shaker Jaudat, disse à Agência Efe que estas forças junto com as da Unidade de Resposta Rápida "conseguiram liberar a antiga ponte de ferro" que conecta o leste ao oeste de Mossul sobre o rio Tigre.

A tomada da ponte aconteceu após intensos combates entre as forças iraquianas e o EI, nos quais morreram 17 jihadistas, entre eles dois suicidas que portavam cinturões com explosivos.

Além disso, as tropas iraquianas fizeram detonar quatro veículos-bomba com os quais os extremistas pretendiam impedir o avanço militar, segundo o comandante Jaudat.

A ponte é a mais antiga de Mossul, foi construída no início da década de 1920, antes da ocupação britânica, e é a mais importante, pois se encontra no centro da cidade.

Esta é a terceira ponte das cinco que existem em Mossul que está sob o controle das forças iraquianas em ambos os extremos.

No entanto, assim como as outras quatro, está parcialmente destruída pelos bombardeios da coalizão internacional e pelos explosivos colocados pelos terroristas durante a ofensiva.

Desde o início de sua ofensiva contra o EI na parte ocidental de Mossul, em 19 de fevereiro, as forças iraquianas assumiram o controle de quase metade dessa parte da cidade.

Durante esta fase, cerca de 100 mil civis fugiram dos combates, segundo números do governo iraquiano, confirmados nesta quarta-feira pela Organização Internacional de Migrações (OIM).

As forças iraquianas conseguiram recuperar o controle da metade leste de Mossul em janeiro, depois de mais de três meses de ofensiva.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos