Oposição síria se juntará nesta quarta-feira às negociações de paz em Astana

Astana, 15 mar (EFE).- A delegação da oposição armada da Síria desembarcará em Astana, capital do Cazaquistão, possivelmente na noite desta quarta-feira (hora local) para se juntar às conversas de paz que buscam terminar a guerra no país árabe, informou hoje à Agência Efe, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores cazaque, Anwar Zhainakov.

"Representantes das frentes de oposição armada do Sul e Norte chegarão esta noite", afirmou Zhainakov, depois que a oposição se recusou na segunda-feira em assistir esta rodada de negociação.

"Amanhã serão realizadas rodadas de consultas com os analistas dos países fiadores do armistício (Rússia, Turquia e Irã) em relação ao regime de cessar-fogo", disse o porta-voz.

Os insurgentes sírios optaram pela não participação na terceira rodada de negociações realizada na capital do Cazaquistão por entender que tanto Rússia como o governo de Damasco descumpriam as condições do cessar-fogo de Guta Oriental, estabelecido por Moscou no dia 7 de março e válido até o dia 20.

Portanto, a Delegação Militar das Forças Revolucionárias da Síria, que reúne as facções que negociaram no ano passado, em Astana, pediu o cumprimento completo da trégua de Guta e que se detenha "a mudança demográfica forçado em Al Waer", único bairro com presença insurgente em Homs, para assistir poder nova rodada.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos