Partido do atual premiê vence eleições na Holanda, segundo boca de urna

Haia, 15 mar (EFE).- O partido liberal VVD, liderado pelo primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, vencerá as eleições parlamentares realizadas nesta quarta-feira no país, segundo as primeiros pesquisas de boca de urna divulgadas às 21h (hora local; 17h de Brasília).

Já o partido do ultradireitista Geert Wilders conseguirá 19 cadeiras no parlamento, quatro a mais do que as que obteve nas eleições de setembro de 2012.

O partido que mais cresceu no pleito, segundo a boca de urna, é a Esquerda Verde (GL), que obteve 16 cadeiras no total. Antes, o grupo contava com apenas quatro deputados no parlamento.

O Partido do Trabalho (PvdA), que está na atual coalizão de governo, sofreu uma forte derrota e caiu de 38 parlamentares para apenas nove. Já o Apelo Democrata-Cristão (CDA) ficará com 19 cadeiras, seis a mais do que a atual representação.

Os Democratas 66 também obtiveram 19 cadeiras, de acordo com a boca de urna, sete a mais do que no último pleito. Por fim, na sexta posição, está o Partido Socialista, com 14 parlamentares, perdendo somente um deputado na próxima legislatura holandesa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos