Santos não aceita renúncia de ex-gerente de campanha ligado ao caso Odebrecht

Bogotá, 15 mar (EFE).- O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, não aceitou a renúncia do titular da Direção de Impostos e Alfândegas Nacionais (Dian), Santiago Rojas, ligado por delatores ao escândalo da construtora brasileira Odebrecht no país.

"Não vou aceitar a renúncia que ele me apresentou, acaba de sair essa confusão dos panfletos da campanha presidencial de 2010", disse o presidente em discurso na Casa de Nariño, sede do governo.

O empresário Roberto Prieto, que trabalho na campanha presidencial de Santos em 2010 e dirigiu a reeleição do presidente em 2014, afirmou que dois milhões de panfletos de divulgação do então candidato no primeiro pleito foram pagos pela Odebrecht.

Rojas, que trabalha com Santos desde 1992, foi o gerente da primeira campanha do presidente, negou saber sobre o pagamento e disse que nenhum dinheiro da construtora foi registrado na campanha.

Prieto foi ligado ao escândalo do pagamento de propina da Odebrecht na Colômbia pelo ex-senador Otto Bula, preso no mês passado, que em depoimento disse que US$ 1 milhão dos US$ 4,6 milhões que recebeu da construtora tinham como destino o gerente da campanha para a reeleição do presidente em 2014.

Além de negar a renúncia, Santos destacou "trabalho extraordinário" de Rojas na Dian, que permitiu aumentar as cobranças feitas pelo governo e que o dinheiro foi investido em assuntos sociais e de infraestrutura.

"Rojas foi uma pessoa de imensa lealdade, uma pessoa íntegra e que serviu o país como poucos, além de estar fazendo um trabalho extraordinário na Dian. Por isso, não aceitarei sua renúncia por nenhum motivo. Siga no cargo porque o senhor não tem nada para esconder", afirmou o presidente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos