Senado confirma indicado de Trump para Direção de Inteligência Nacional

Washington, 15 mar (EFE).- O Senado dos Estados Unidos confirmou nesta quarta-feira o nome de Dan Coats como novo diretor de Inteligência Nacional do país, cargo que passará a ocupar em meio à polêmica da suposta espionagem promovida pelo ex-presidente Barack Obama sobre Donald Trump durante a campanha e a interferência da Rússia nas eleições de novembro do ano passado.

Confirmado com 85 votos a favor e 12 contrários, o ex-senador deverá lidar com as investigações sobre a possível intromissão do Kremlin no pleito em benefício do próprio Trump, uma tarefa considerada como delicada.

O novo diretor de Inteligência Nacional chega ao cargo depois de Trump ter acusado Obama no início deste mês de ter grampado seus telefones na Trump Tower de Nova York, onde o magnata vivia e trabalhava durante a campanha eleitoral de 2016.

Quando Trump escolheu Coats para o cargo, o presidente afirmou que o ex-senador era o nome adequado para o posto e que ele "demonstrou profunda experiência" para assumir a Direção Nacional de Inteligência do país.

O órgão foi criado após os atentados de 11 de setembro de 2001 com o objetivo de coordenar as 16 agências de inteligência do país, entre elas a CIA e a NSA.

Foram essas duas agências que elaboraram um relatório que acusa a Rússia de ser responsável por um plano de ataques cibernéticos durante a campanha eleitoral para favorecer Trump em detrimento de sua rival na disputa, a democrata Hillary Clinton.

A função do diretor de Inteligência Nacional é despachar diariamente com o presidente para ele disponha das informações mais recentes e possa tomar as decisões que considere adequadas diante das graves ameaças em matérias de segurança.

Dan Coats nasceu em Michigan, serviu no Exército entre 1966 e 1968. Além de representar o estado de Indiana tanto na Câmara dos Representantes como no Senado, foi embaixador na Alemanha entre 2001 e 2005.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos