ETA pretende entregar armas que restam na organização, segundo "Le Monde"

Paris, 17 mar (EFE).- A organização terrorista ETA, que defende a independência do País Basco, pretende lançar no dia 8 de abril uma iniciativa para entregar "o arsenal total" que o grupo ainda mantém, informou nesta sexta-feira o jornal francês "Le Monde".

"O ETA nos confiou a responsabilidade do desarmamento de seu arsenal e, na noite de 8 de abril, o ETA estará totalmente desarmado", disse ao jornal o dirigente do movimento ambientalista e social "Bizi!" Jean-Noël Etcheverry, "Txetx".

Etcheverry foi detido com outros quatro representantes do movimento ambientalista e social em 16 de dezembro na cidade basco-francesa de Louhossoa, junto a um depósito de armas do ETA, que, segundo eles, pretendiam inutilizar, mas não destruir.

De acordo com a publicação francesa, "centenas de pessoas da sociedade civil e vários funcionários públicos da região" participarão dessa operação de desarmamento, que teria "um alcance inédito".

No entanto, o "Le Monde" indicou que falta conseguir "o compromisso das autoridades francesas para que estas se responsabilizem pelas armas restituídas sob o olhar dos observadores internacionais".

Na opinião do jornal, essas condições para que aconteça a entrega de armas do ETA "ainda não aconteceram".

Em Louhossoa, foram encontradas duas granadas, 29 armas curtas, nove fuzis de assalto, 12 metralhadoras, mais de 3 mil munições, grande quantidade de explosivos, material para a fabricação dos mesmos, detonadores e temporizadores o que, segundo a organização terrorista, correspondia a 15% de seu arsenal.

O grupo terrorista ETA anunciou em 20 de outubro de 2011 o fim definitivo de suas ações violentas com as quais matou 850 pessoas nas últimas cinco décadas em seu objetivo de conseguir a independência do País Basco.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos