Otan nega risco de ataque exterior, mas demonstra preocupação com a Rússia

Copenhague, 17 mar (EFE).- O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, rejeitou nesta sexta-feira que exista perigo real de que algum país membro possa ser atacado por outra potência externa, mas demonstrou sua preocupação pelas tensões com a Rússia.

"Não vemos nenhum perigo iminente de sofrer um ataque para nenhum país da Otan, embora estejamos preocupados com a Rússia. Mas não se deve dramatizar a situação nem acentuar conflitos, é importante manter o equilíbrio e não levar a uma escalada (da tensão)", declarou o secretário-geral em entrevista coletiva em Copenhague.

Stoltenberg mencionou os ataques terroristas e o terrorismo cibernético como as principais ameaças e insistiu na necessidade de melhorar a defesa comum "em quantidade e em qualidade", aproximando-se do compromisso adquirido na cúpula de 2014 pelos países aliados de chegar a investir 2% de seu PIB em defesa até 2024.

O secretário-geral aliado se mostrou compreensivo com a dificuldade de encontrar dinheiro para aumentar o investimento em defesa e lembrou que ele mesmo a reduziu durante seu mandato como primeiro-ministro norueguês, embora depois tenha voltado a aumentá-la quando mudou a situação de segurança em nível internacional.

"Minha mensagem é que se reduzimos a despesa em defesa quando as tensões diminuem, também devemos aumentá-la quando estas crescem", afirmou em uma declaração conjunta com o primeiro-ministro dinamarquês, Lars Lokke Rasmussen.

Stoltenberg admitiu que cumprir esse objetivo representa um aumento "considerável" do investimento, apesar de ter lembrado que muitos países chegaram a esse nível já no final da década de 1990, e sustentou que a paz é uma premissa para que haja bem-estar social. EFE

alc/rsd

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos