RSF acredita que Trump encoraja predadores da liberdade de imprensa

Genebra, 17 mar (EFE).- A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) declarou nesta sexta-feira que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, encoraja os "predadores da liberdade de imprensa", particularmente os dirigentes políticos que tentam censurar a imprensa, com seu discurso sobre a suposta luta que empreendeu contra "notícias falsas".

Em comunicado enviado nesta sexta-feira por sua filial na Suíça, a RSF disse que as declarações de Trump, nas quais afirmou que "a imprensa está fora de controle" e criticou seu "nível de desonestidade", foram vistas como uma oportunidade por todos aqueles que são contra uma verdadeira liberdade de expressão e de imprensa.

Com essas afirmações, continuou a organização, Trump "pôs fim ao tempo de tradição americana de luta pela liberdade de expressão" e enviou "uma mensagem terrível" aos que censuram os veículos de imprensa.

A RSF mencionou o caso do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que apoiou as acusações de Trump, quando este afirmou que a rede televisiva "CNN" tinha elaborado notícias falsas ao informar sobre as relações entre o presidente americano e Rússia.

Por sua vez, o primeiro-ministro do Camboja, Hun Sun, disse no final de fevereiro que Trump entende bem que os meios de comunicação "são um grupo anárquico", enquanto dois dias antes seu porta-voz tinha ameaçado correspondentes da imprensa estrangeira a encerrar seus trabalhos no país.

Para a RSF, o uso de "fatos alternativos" -termo igualmente cunhado pelo entorno de Trump- por parte de políticos em nome da luta contra supostas falsas informações tem como único fim "amordaçar da imprensa".

Em um momento no qual o público recebe uma quantidade enorme de informação, a organização lembrou que "é mais do que necessário" o filtro jornalístico que difere entre um fato noticioso e um que não o é.

"A luta contra as notícias falsas deve ocorrer através da promoção do jornalismo livre e independente, vetor confiável e de qualidade", concluiu a entidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos