Aliança de ex-filial síria da Al Qaeda inicia ofensiva em Damasco

Washington, 19 mar (EFE).- A organização de Libertação do Levante, a aliança armada da ex-filial síria da Al Qaeda, anunciou neste domingo o início de uma ofensiva no bairro de Yobar, no nordeste de Damasco, ao lado do Movimento Islâmico dos Livres de Sham e da Legião al Rahman.

Em comunicado emitido pela rede social Telegram, o grupo armado informou que tomou o controle de edifícios estratégicos e de partes da região de Karashat al Abasiyin, após lançar um ataque com dois carros-bomba que deixaram mais de 50 mortos e feridos, segundo a nota.

Além disso, os combatentes islâmicos tomaram a região industrial localizada entre os bairros de Yobar e Al Qabun, com o objetivo de ligar as zonas sob seu controle nessas áreas e avançar no interior da capital, explicou a organização.

Por sua vez, o Movimento Islâmico dos Livres de Sham afirmou que as facções bloquearam a estrada internacional que passa por Al Qabun e Yobar.

A ofensiva foi lançada depois que o exército sírio sitiou há poucos dias os bairros de Barze, Al Qabún e Tishrin, dominados por facções rebeldes e islâmicas, no nordeste de Damasco.

Por sua vez, a agência de notícias oficial síria, "Sana", informou que "as forças armadas repeliram um ataque da Frente al Nusra (denominação da filial síria da Al Qaeda, antes de se desvincular da organização) e grupos takfiris (islâmicos radicais) aliados contra vários pontos militares e casas, nos arredores do bairro de Yobar".

Uma fonte militar citada pela "Sana" disse que as tropas "frustraram a tentativa de infiltração de grupos terroristas desde Yobar".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos