Milhares de pessoas protestam em Barcelona contra independência da Catalunha

Barcelona, 19 mar (EFE).- Milhares de pessoas convocadas pela plataforma Sociedade Civil Catalã (SCC) - 15 mil segundo os organizadores e 6,5 mil segundo a polícia - se manifestaram neste domingo em Barcelona contra a independência da Catalunha e "o golpe separatista".

O vice-presidente da SCC, José Domingo, explicou que o ato foi convocado para denunciar o "golpe de estado institucional perpetrado" pelos partidos independentistas, mediante um processo em defesa da soberania catalã que, advertiu, pode "romper a paz social".

"Estamos aqui para advertir que a democracia, a convivência e a liberdade estão em perigo perante um processo que põe em risco a ordem e a legalidade", disse Domingo.

Os manifestantes, que levavam muitas bandeiras espanholas, catalãs e europeias, cantaram palavras de ordem como "Não à independência, sim à convivência" e "Parem o golpe!".

Em um ambiente festivo, a manifestação ocorreu sem incidentes e demorou pouco mais de uma hora para percorrer os aproximadamente 500 metros que separam a praça Urquinaona da praça de Sant Jaume.

Ao fim do percurso, os organizadores leram um manifesto em frente à prefeitura de Barcelona no qual exigiram aos políticos independentistas que "voltem ao caminho da legalidade", convidaram os cidadãos a sair às ruas para denunciar o "golpe à democracia" e pediram para "recuperar nossas instituições e nossa liberdade".

Neste domingo, vice-presidente do governo catalão, o independentista Oriol Junqueras, disse que tem "tudo preparado" para organizar um referendo sobre a independência da Catalunha.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos