Al Sisi promete a Abbas discutir questão palestina com Trump

Cairo, 20 mar (EFE).- O presidente do Egito, Abdul Fatah al Sisi, se reuniu nesta segunda-feira com seu colega palestino, Mahmoud Abbas, e prometeu que discutirá a questão palestina com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em sua próxima visita a Washington.

Al Sisi ressaltou a importância de Washington assumir um papel central no processo de paz, para pôr fim ao conflito com Israel e fundar um Estado palestino independente, informou a Presidência do Egito em comunicado.

O líder egípcio realizará sua primeira visita oficial a Washington na primeira semana de abril e deve ser recebido por Trump na Casa Branca.

Egito e EUA mantêm boas relações e Washington envia uma ajuda militar ao país africano que chega aos US$ 1,3 bilhão anuais.

No encontro entre Al Sisi e Abbas, realizado no palácio presidencial de Itihadiya, no Cairo, o presidente palestino expressou seu interesse em coordenar esforços com o Egito e outros países na próxima cúpula árabe, que acontecerá na próxima semana na Jordânia, para dar prioridade à causa palestina.

Ambos os líderes abordaram também a questão dos assentamentos israelenses e a situação humanitária e econômica no território palestino.

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP) chegou ontem à noite ao Egito para esta breve visita, que é sua primeira escala de uma série de viagens que passará por Catar, Alemanha e Bélgica. EFE

se/cs

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos