Após impeachment, ex-presidente sul-coreana depõe em Procuradoria

Seul, 21 mar (EFE).- A ex-presidente da Coreia do Sul Park Geun-hye compareceu nesta terça-feira à Procuradoria do Distrito Central de Seul para prestar depoimento pela primeira vez por sua participação no escândalo de corrupção que ficou conhecido como "Rasputina" e a levou a sofrer impeachment.

Diante dos jornalistas que estavam na frente da sede da Procuradoria, Park, que até sempre alegou inocência, fez uma breve declaração na qual se limitou a dizer que responderá às perguntas dos investigadores "escrupulosamente".

A ex-mandatária, por ter perdido a imunidade presidencial, se viu obrigada a realizar um depoimento que vem deixando todo o país em expectativa. Park é acusada de 13 crimes, entre eles os de suborno e abuso de poder.

Park, de 65 anos, chegou ao edifício pouco antes do horário marcado para o depoimento, 9h30 (hora local; 21h30 de segunda-feira Brasília), depois de ser acompanhada por um grande esquema de escolta desde sua casa, no bairro de Samseong, onde centenas de apoiadores se reuniram para lhe prestar apoio.

Analistas políticos previam que o interrogatório deve durar além da meia-noite local (12h de Brasília) devido ao amplo foco da investigação.

Park perdeu sua imunidade depois que o Tribunal Constitucional ratificou, no último dia 10, sua cassação por considerar que conspirou com sua amiga Choi Soon-sil, chamada de "Rasputina" e que não tinha cargo político, para extorquir dinheiro de grandes empresas.

A trama de corrupção gerou protestos populares durante vários meses e levou à primeira antecipação de eleições presidenciais e ao primeiro impeachment de um chefe de Estado sul-coreano desde que o país voltou a realizar eleições democráticas, em 1987.

Já chegou a 30 o número de pessoas acusadas em um escândalo que envolve 53 empresas, entre elas gigantes como LG, Hyundai e Samsung, cujo presidente de fato, Lee Jae-yong, está detido e é processado por supostamente ter aprovado o pagamento de propinas à rede de corrupção criada por Choi.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos