Rio Amazonas pode inundar regiões do norte do Peru

Lima, 20 mar (EFE).- As intensas chuvas dos últimos dias aumentaram o nível do Rio Amazonas, no Peru, a um ponto crítico de provável inundação na cidade de Iquitos e vários distritos da província de Maynas, informou o Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia do Peru (Senamhi) nesta segunda-feira.

De acordo com as condições hidrometeorológicas, o Rio Amazonas registrou na estação de controle H-Enapu Peru uma cota de 117 msnm (metros sobre o nível do mar), ficando 1,02 metros acima de seu nível normal e entrando em situação de "Alerta Hidrológico Vermelho". O relatório do Senamhi acrescentou que a tendência para os próximos dias será ascendente e advertiu sobre provável inundação nos distritos de Punchana, Belén, Iquitos e San Juan Bautista, na província de Maynas, na região Loreto.

O Serviço Meteorológico informou que hoje foi registrado um valor máximo instantâneo de nível do Rio Tumbes, na estação El Tigre, de 703.9 metros cúbicos por segundo, aproximadamente, e que esta quantidade de fluxo atravessaria a estação Puente Tumbes - na cidade nortista de Tumbes - nas próximas horas.

Por outro lado, um segundo relatório do Senamhi confirmou que há uma probabilidade muito grande de chuvas intensas, com descargas elétricas e rajadas de vento nas regiões nortistas de Cajamarca, Tumbes, Piura, Lambayeque e La Libertad, e em menor intensidade no Amazonas e em Ancash.

As chuvas que castigam o país desde dezembro, mas mais intensamente nas últimas semanas, com transbordamentos e inundações em várias regiões, deixaram 75 mortos, 20 desaparecidos e mais de 100 mil afetados, até o momento.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos