Após apoio da câmara dos deputados, Lafontant é confirmado premiê do Haiti

Porto Príncipe, 21 mar (EFE).- O novo primeiro-ministro do Haiti, Jack Guy Lafontant, obteve nesta terça-feira o respaldo da Câmara dos Deputados para seu plano de governo, em uma sessão que se prolongou por mais de 18 horas, o que lhe confirma no cargo.

O plano do governo de Lafontant, um médico sem experiência em política designado como premiê pelo presidente Jovenel Moise, conseguiu 95 votos a favor. Houve ainda seis contra e duas abstenções, em um longo debate, que começou na segunda-feira com uma hora e meia de atraso e teve várias interrupções.

Em sua política geral, o novo chefe do governo prometeu fazer esforços para garantir um crescimento econômico sustentado e sustentável no país mais pobre da América.

"Decidimos acelerar o progresso de nosso país em direção a uma economia emergente, um Estado de direito, uma sociedade solidária e inclusiva com uma administração pública renovada", disse Lafontant.

Segundo o novo primeiro-ministro, seu objetivo fundamental é criar um Estado responsável, que tenha a capacidade de organizar o país e conseguir que a população seja educada e guiada pelo sentido da solidariedade.

O voto de confiança da Câmara dos Deputados aconteceu depois da aprovação de seu plano de governo no Senado, ocorrido na última quinta-feira com 20 votos a favor, sete abstenções e nenhum voto contra, após uma sessão de mais de 14 horas. O novo gabinete é integrado por 18 ministros, entre eles cinco mulheres.

Lafontant substitui Enex Jean-Charles, que renunciou em 7 de fevereiro, coincidindo com a chegada de Moise à presidência. O novo primeiro-ministro é membro da Associação Americana de Médicos e não conta com experiência política, o que causou surpresa em alguns setores do país.

O novo governo deverá enfrentar muitos desafios como os elevados níveis de inflação, o alto custo da vida, a epidemia de cólera, e altos índices de desemprego.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos