Apuração indica que ex-líder guerrilheiro será presidente do Timor-Leste

(Atualiza o resultado da apuração).

Bangcoc, 21 mar (EFE).- O ex-líder guerrilheiro Francisco Guterres lidera nesta terça-feira a apuração de votos das eleições presidenciais realizadas ontem no Timor-Leste, com uma vantagem suficiente para se transformar no próximo chefe de Estado, informaram veículos de imprensa locais.

Guterres, conhecido como Lu Olo, obteve 57,42% dos votos emitidos com 90,09% das urnas apuradas.

Com esses resultados, o candidato do histórico partido Frente Revolucionária pela Independência do Timor-Leste (Fretilin) se transformaria, sem necessidade de um segundo turno, no quarto presidente eleito desde a independência do país em 2002.

O segundo turno estava previsto para 20 de abril entre os dois candidatos mais votados dos oito que se apresentaram, caso nenhum deles obtivesse a maioria absoluta.

Guterres, que se apresentava como candidato a presidente pela terceira vez, contou com o apoio do Congresso Nacional para a Reconstrução do Timor (CNRT), o partido do carismático ex-líder guerrilheiro, ex-presidente e antigo primeiro-ministro, Xanana Gusmão.

O Fretilin e o CNRT, surgidos do movimento armado de resistência à ocupação da Indonésia, selaram em 2015 um acordo de governo com a renúncia de Gusmão a liderar o Executivo e sua substituição por Rui Araújo, do primeiro partido.

O novo presidente tomará posse em 20 de maio, data na qual expira o mandato do atual chefe de Estado, José Maria Vasconcelos, conhecido por seu nome de guerrilheiro Taur Matan Ruak, e que coincide com o 15º aniversário da independência do país.

Após a eleição do novo presidente, um cargo que tem poucos poderes executivos mas que conta com poder de veto de iniciativas legislativas, acontecerão em julho eleições para decidir a formação do próximo parlamento e do governo timorense.

O Timor-Leste conta com 1,2 milhões de habitantes e obteve sua independência em 20 de maio de 2002, após três anos administrada pela ONU, 24 anos ocupada pela Indonésia e vários séculos de domínio português.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos