Carta de premiê britânica a Bruxelas marcará o "tom" de uma "nova relação"

Londres, 21 mar (EFE).- A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, comunicou nesta terça-feira a seu gabinete que a carta com a qual notificará Bruxelas sobre o início do "Brexit" marcará o "tom" da "nova relação" do Reino Unido com a União Europeia.

Segundo detalhou um porta-voz da residência oficial de Downing Street, a primeira-ministra descreveu esse documento na reunião com sua equipe de governo como "um dos mais importantes na história recente" do país.

No próximo dia 29, a dirigente conservadora ativará, com a entrega dessa carta, o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que estabelece um período de dois anos de negociações para determinar as condições de saída do Reino Unido do bloco comunitário.

Esse "acontecimento histórico" dará início a um "novo e brilhante capítulo do Reino Unido como uma nação próspera, aberta e global", disse o porta-voz de May.

Os comentários da premiê britânica foram feitos pouco depois que o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, anunciou uma sessão extraordinária dessa instituição, também no dia 29 de abril, sem o Reino Unido, para estabelecer as diretrizes das futuras negociações.

A Comissão Europeia afirmou ontem que "tudo está preparado" para receber a carta de Londres e iniciar um processo de divórcio da maneira "menos dolorosa possível para a UE".

O Executivo britânico espera que a saída do bloco europeu seja "suave e ordenada", a fim de minimizar a incerteza para os indivíduos e as empresas britânicas.

O período de dois anos permitirá ao governo britânico realizar os "preparativos" necessários para fazer com que "um Reino Unido independente prospere fora da União Europeia", afirmou o porta-voz da primeira-ministra.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos