Chuvas colocam 28% do território colombiano sob risco de inundação

Bogotá, 21 mar (EFE).- Pelo menos nove dos 32 departamentos da Colômbia, que representam 28% do território nacional, estão expostos a riscos de inundação pela temporada de chuvas, alertou nesta terça-feira o Instituto de Hidrologia, Meteorologia e Estudos Ambientais (Ideam).

"Os departamentos de maior população expostos a inundações são: Valle, Atlántico, Cundinamarca, Magdalena, Antioquia, Córdoba, Cesar e Meta", afirmou Ideam pela rede social Twitter.

O organismo indicou que "28% da população está exposta a um alto potencial de inundação e 31% tem uma ameaça alta-média de movimentação em massa, associados a crescentes súbitas".

Segundo o órgão, as cidades com maior risco de inundações são Bogotá, Cali e Barranquilla, assim como os municípios de Apartadó++ (Antioquia), Chía (Cundinamarca) e Jamundí (Valle del Cauca).

O relatório revelou que 12% do território colombiano sofre inundações periódicas e que essa porcentagem chega a 28% em temporadas nas quais se aumentam as chuvas.

O diretor da União Nacional para a Gestão do Risco de Desastres (UNGRD), Carlos Ivan Márquez, expressou que os alertas serão mantidos em vários departamentos do país, especialmente em Huila (sudoeste), onde foi ativado o plano de contingência para atender às emergências registradas por chuvas.

Márquez acrescentou que a atual temporada de chuvas no país irá até o final de maio ou início de junho e será sentida principalmente na região andina (centro), assim como nos departamentos de Huila e Valle del Cauca (sudoeste), entre outros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos