Ex-presidente Park volta para casa após interrogatório de 14 horas

Seul, 22 mar (EFE).- A ex-presidente sul-coreana Park Geun-hye voltou para casa nesta terça-feira, após mais de 21 horas na sede da procuradoria, onde foi submetida a um longo interrogatório de 14 horas sobre seu papel no caso da "Rasputina", que resultou o impeachment de seu mandato no dia 10 de março.

Submetida pela primeira vez às perguntas dos investigadores após perder a imunidade presidencial, a ex-governante foi interrogada e demorou outras sete horas para revisar o depoimento prestado.

Park deixou já de dia o escritório da procuradoria do Distrito Central de Seul com semblante cansado e sem falar com a imprensa no local. Durante o processo, Park negou as 13 acusações das quais é suspeita, entre elas suborno e abuso de poder.

Do lado de fora, a ex-presidente recebeu o apoio de vários militantes que passaram a noite inteira no local com bandeiras e em lágrimas. Outro grupo a recebeu da mesma maneira em frente à sua residência privada no bairro de Samseong, no distrito de Gangnam, onde os apoiadores deixaram cartazes e mensagens de apoio.

Park foi a primeira chefe de Estado impedida na Coreia do Sul desde que o país voltou a realizar eleições democráticas em 1987, algo que seus defensores, quase todos nostálgicos da ditadura liderada pelo pai da ex-mandatária (Park Chung-hee), consideram como um complô da esquerda e da imprensa.

Park perdeu a imunidade em 10 de março, quando o Tribunal Constitucional ratificou sua destituição ao considerar que a então governante confabulou com a amiga Choi Soon-sil, apelidada de "Rasputina", para extorquir grandes empresas.

A decisão da máxima instância judicial do país obrigou o Gabinete do presidente interino, Hwang Kyo-ahn, a convocar eleições presidenciais antecipadas para o dia 9 de maio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos