Lei de sistema que impede flagrados no bafômetro de dirigir avança na Flórida

Miami, 21 mar (EFE).- Uma lei que obriga o uso de um dispositivo para impedir um veículo de dar a partida com um motorista condenado por dirigir alcoolizado, sem a necessidade da ordem de um juiz, avança no Legislativo da Flórida.

Segundo a iniciativa, que foi aprovada nesta terça-feira em um segundo comitê, o aparelho será de uso obrigatório por seis meses para as pessoas que forem condenadas pela primeira vez por dirigir sob a influência do álcool.

Este dispositivo, que é instalado no veículo e deverá ser pago pelo infrator, detecta com um sopro o teor alcoólico sanguíneo do motorista e bloqueia o acesso caso esteja acima do permitido, ou seja, 0,08%.

Atualmente, a lei da Flórida requer que as pessoas condenadas por dirigir alcoolizadas instalem o dispositivo de bloqueio apenas se ordenado por um juiz.

Se a iniciativa for aprovada, não necessitará a decisão de um juiz e o tempo que o motorista deverá usar o dispositivo dependerá do nível do álcool detectado e da quantidade de infrações.

Nos Estados Unidos, 28 estados e Washington requerem este dispositivo para motoristas condenados por crimes de dirigir sob a influência do álcool.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos