Opositores sírios não descartam comparecer à proxima rodada de Astana em maio

Cairo, 22 mar (EFE).- Os rebeldes sírios não descartam comparecer à próxima rodada de conversas de paz sobre o país árabe em Astana, prevista para maio, se forem cumpridas uma série de condições, disse nesta quarta-feira à Agência Efe um dos porta-vozes da oposição, Yehia Aridi.

"Existe a possibilidade de assistirmos à seguinte rodada se houver uma série de melhoras no terreno, tanto em nível militar como humanitário", apontou Aridi.

A última reunião na capital do Cazaquistão, realizada há uma semana, foi boicotada pela oposição em protesto pelo o que considera o descumprimento da trégua por parte dos soldados governamentais em Ghouta Oriental, o principal reduto insurgente dos arredores de Damasco, entre outros.

Aridi precisou que os opositores participarão da próxima conferência de Astana se "houver um cessar-fogo real, sem violações por parte do regime; se acabar o assédio militar contra certas áreas e se libertarem detidos, especialmente mulheres e menores".

Além disso, exigiu que as autoridades sírias permitam a entrada de ajuda humanitária às zonas mais vulneráveis.

"Tem que ter algum gesto de boa vontade", advertiu Aridi, que se queixou de que Rússia fez muitas promessas que depois não cumpriu.

Atualmente, ocorrem dois processos negociadores sobre a Síria, um em Astana e outro em Genebra.

Na capital cazaque, foram realizadas três rodadas de diálogo, auspiciadas pela Rússia e Irã, aliados do governo sírio, e Turquia, valedora da oposição, com o objetivo de consolidar o cessar-fogo vigente na Síria desde final de dezembro.

Enquanto isso, na cidade suíça, a conversas, que estão amparadas pela ONU, têm um conteúdos político e espera-se que sejam retomadas amanhã.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos