Polícia grega encontra carta-bomba destinada a presidente do Eurogrupo

Bruxelas, 22 mar (EFE).- O presidente do Eurogrupo e ministro das Finanças da Holanda, Jeroen Dijsselbloem, era um dos destinatários das cartas com explosivos encontradas pela polícia da Grécia, como a que foi enviada ao Fundo Monetário Internacional (FMI) em Paris, confirmou nesta quarta-feira à Agência Efe seu porta-voz.

Fontes da União Europeia não confirmaram se outra dessas mensagens estava dirigida ao comissário europeu de Assuntos Econômicos e Financeiros, Pierre Moscovici.

"Corresponde às agências gregas responsáveis de fazer cumprir a lei dar mais informação", indicaram as fontes.

O vice-presidente da Comissão Europeia para o Euro, Valdis Dombrovskis, indicou nesta terça-feira em entrevista coletiva ao término de um Conselho de Ministros de Finanças da UE que as autoridades europeias estão acompanhando estes eventos "com preocupação".

O serviço antiterrorista da polícia grega está analisando oito cartas similares às duas enviadas na semana passada ao ministro das Finanças alemão e aos escritórios do FMI em Paris e que foram descobertas em uma agência dos correios, segundo detalhou nesta segunda-feira a imprensa grega.

A emissora estatal da Grécia, "ERT", afirmou que entre os remetentes figuravam personalidades da economia e de universidades gregas, e que entre os destinatários havia funcionários da UE e homens de negócios.

Das duas cartas enviadas da Grécia na semana passada, somente a destinada ao ministro de Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, na quarta-feira passada, foi reivindicada até agora pela organização terrorista grega Conspiração dos Núcleos do Fogo, criada em 2008 com inspiração anarquista e considerada extinta até sua reaparição em outubro do ano passado.

O outro envelope com explosivos enviado da Grécia causou ferimentos em uma pessoa na sede do FMI em Paris no dia 16 de março. EFE

rja/rpr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos