Pesquisa mostra que russos são contra monarquia na Rússia

Moscou, 23 mar (EFE).- No total, 68% dos russos se pronunciaram contra a monarquia como sistema político para a Rússia, segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo Centro de Estudos da Opinião Pública (VTsIOM, por sua sigla em russo).

De acordo com o estudo, 22% dos participantes da pesquisa, "a princípio, não são contra a monarquia, mas não veem uma pessoa que possa ser monarca".

Por outro lado, 6% não só se manifestaram claramente a favor da monarquia, mas "nomearam a pessoa idônea para o papel de autocrata", enquanto 4% não opinaram.

Segundo o VTsIOM, os partidários da reinstalação da monarquia, que na Rússia se identifica com a autocracia czarista, explicam que desejam ver uma só pessoa no poder (10%), que trata-se de um sistema tradicional para o país (8%), que se recuperaria a ordem (8%) e que traria estabilidade ao país (5 %).

O debate sobre a possibilidade da restauração da monarquia na Rússia reavivou depois que em meados deste mês Sergei Axionov, chefe a república da Crimeia, declarou que o país necessita uma monarquia.

"Da minha maneira de ver, hoje em dia, nas condições atuais, quando temos um inimigo exterior, a democracia é ruim. Hoje, segundo meu ponto de vista, a Rússia necessita de uma monarquia", disse Axionov.

Dias depois, esclareceu que suas palavras tinham um sentido suposto e que se referia ao fato de o presidente russo, Vladimir Putin, dever ter poderes muito mais amplos.

O lídererxplicou que se Putin, por exemplo, estivesse à frente da União Soviética, esta não teria se desintegrado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos