Colômbia entrega seu acordo final de paz com as Farc às Nações Unidas

Nações Unidas, 24 mar (EFE).- A Colômbia entregou nesta sexta-feira oficialmente o acordo final de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) ao secretário-geral das Nações Unidas, o português António Guterres, e ao Conselho de Segurança.

A embaixadora colombiana na ONU, María Emma Mejía, fez a entrega do texto em um encontro com Guterres e com o presidente rotativo do Conselho de Segurança, o britânico Matthew Rycroft.

O secretário-geral, por sua vez, destacou que o acordo é "uma prova de que, quando os líderes querem, é possível" conseguir este tipo de conquistas.

"Um acordo de paz nos tempos que estamos vivendo é uma preciosidade e uma importância enorme", disse Guterres a Mejía, segundo um vídeo distribuído pela missão colombiana na ONU.

O diplomata português desejou "o melhor" ao povo colombiano e destacou que a nação latino-americana é um país com um enorme potencial para o desenvolvimento, a democracia e os direitos humanos.

Rycroft, por sua vez, assegurou através do Twitter que a entrega do acordo de paz após mais de 50 anos de conflito na Colômbia é um momento do qual jamais se esquecerá.

Sob a liderança do Reino Unido e do Uruguai, o Conselho de Segurança deve visitar a Colômbia em maio para apoiar o processo de paz no país.

Desde um primeiro momento, o principal órgão de decisão da ONU deu seu apoio ao processo com as Farc, no qual as Nações Unidas participam com uma missão especial encarregada de supervisionar o desarmamento da guerrilha e o cessar-fogo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos