CDU de Merkel vence eleição regional em primeiro teste contra SPD de Schulz

Berlim, 26 mar (EFE).- A União Democrata-Cristã (CDU), partido da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, venceu com tranquilidade as eleições realizadas neste domingo no estado federado do Sarre, no oeste do país, com 40% dos votos, de acordo com as pesquisas de boca de urna divulgadas pela emissora pública "ZDF".

O Partido Social-Democrata (SPD) obteve 30% dos votos, muito abaixo das expectativas, após o crescimento nas pesquisas desde que o ex-presidente do Parlamento Europeu e principal adversário de Merkel nas eleições gerais do fim do ano, Martin Schulz, assumiu a liderança da legenda.

Na terceira posição ficou A Esquerda, com 13%, o que afasta o SPD de uma aliança com o partido como alternativa à coalizão que atualmente governa no Sarre, formada pela CDU e pelo próprio SPD, a mesma que Merkel comanda em nível federal.

Os ultradireitistas da Alternativa para a Alemanha (AfD) ficaram com 6% dos votos, segundo a boca de urna, ganhando acesso a mais um parlamento regional, o 11º do total de 16 "Lander" do país.

Já Os Verdes ficarão de fora da nova formação do parlamento regional, já que teriam obtido 4,5% dos votos, abaixo do mínimo de 5% necessário para obter cadeiras.

As eleições do Sarre foram o primeiro teste nas urnas do ano eleitoral alemão, que terá como ápice o pleito geral do próximo dia 24 de setembro. Além da vitória, a CDU conseguiu ampliar em cinco pontos percentuais o resultado obtido em 2012, enquanto o SPD registrou a mesma quantidade de votos de cinco anos atrás.

O pleito é visto como um termômetro para medir o chamado "efeito Schulz", que há uma semana foi eleito líder do SPD por unanimidade por seus correligionários, e anunciou que enfrentará Merkel para se tornar o novo chanceler da Alemanha.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos