Cazaquistão e UE reforçam sua cooperação econômica e comercial

Astana, 28 mar (EFE).- A 16ª Reunião do Conselho de Cooperação entre União Europeia (UE) e Cazaquistão aconteceu nesta terça-feira em Astana, onde foram debatidas questões relativas ao Acordo de Associação e Cooperação Reforçado (EPCA), informou o vice-ministro das Relações Exteriores cazaque, Roman Vassilenko.

"As partes estão debatendo uma ampla gama de questões, de assuntos de interação entre as esferas política e econômica a assuntos de comércio, segurança, energia, transporte e educação", disse Vassilenko em entrevista coletiva.

Também foi debatida a implantação dos pactos comerciais dentro do EPCA, em particular o trânsito de mercadorias entre a União e o Cazaquistão, as questões de saúde, os direitos de propriedade intelectual e as tendências de investimento.

Vassilenko lembrou que a UE é o maior parceiro comercial e econômico e o maior investidor na economia do Cazaquistão, representando 50% do faturamento comercial e mais de 50% dos investimentos estrangeiros diretos no país.

"A UE não tem acordos deste tipo com outros países da antiga União Soviética. As relações entre Cazaquistão e União Europeia são muito boas e se fortalecerão no futuro", afirmou o vice-ministro.

Por sua vez, Luc Devigne, diretor do Serviço Europeu de Ação Exterior da UE, disse que o "Cazaquistão se torna um parceiro cada vez mais importante para promover a paz e a segurança na região e no mundo".

"Em breve haverá uma um novo diálogo de alto nível em matéria de segurança e política entre a UE e Ásia Central", acrescentou.

O EPCA foi assinado em 21 de dezembro de 2015 em Astana, proporcionando um impulso significativo aos vínculos econômicos e políticos entre a UE e Cazaquistão. O novo acordo permitirá fortalecer a cooperação em matéria de política externa e de segurança, em particular nas esferas de estabilidade regional, armas de destruição em massa, luta contra o terrorismo, prevenção de conflitos e gestão de crise.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos