Topo

Televisão argelina mostra imagens de Bouteflika pela segunda vez em 10 dias

28/03/2017 18h02

Argel, 28 mar (EFE).- A televisão estatal argelina divulgou nesta terça-feira pela segunda vez em dez dias novas imagens do presidente da Argélia, Abdelaziz Bouteflika, cujo verdadeiro estado de saúde é objeto de especulações há vários anos.

Nesta ocasião, o telejornal oficial mostrou o líder recebendo o presidente congolês, Denis Sassou Nguesso, sentado em uma cadeira e, como em vídeos anteriores, sem pronunciar palavra alguma.

Após o encontro, que também contou com a presença do primeiro-ministro argelino, Abdelmalek Sellal, o próprio Nguesso explicou que ambos os líderes abordaram a atualidade árabe e africana, com especial atenção ao conflito na Líbia.

Esta é a segunda vez que a televisão estatal divulga imagens de Bouteflika desde o cancelamento da visita da chanceler alemã, Angela Merkel, em fevereiro, fato que levantou especulações sobre seu verdadeiro estado de saúde.

Em comunicado conjunto, ambos os governos asseguraram então que a razão tinha sido "uma indisposição transitória" do líder, que sofria de uma "bronquite aguda", e afirmaram que a viagem aconteceria em outra ocasião, sem precisar data.

Nas imagens divulgadas no dia 19 de março pelo mesmo noticiário, Bouteflika recebia sentado em uma cadeira o ministro argelino de Assuntos Norte-africanos, a União Africana e a Liga Árabe, Abdelkader Messahel.

Bouteflika, o presidente argelino com mais tempo no poder, completou 80 anos no dia 2 de março envolvido em uma incerteza cada vez maior sobre sua saúde, sua capacidade real para dirigir o país e sua futura sucessão.

Em 2013, o líder sofreu um derrame que limitou sua capacidade física. Desde então, quase não fez discursos públicos - nem mesmo durante a campanha eleitoral de 2014, na qual foi reeleito para um quarto mandato - e raramente aparece em atos oficiais e protocolares.

Quando o faz, é sempre em cadeira de rodas, através de imagens que transmitidas pela televisão estatal e outros veículos de imprensa oficiais, os únicos que são convidados e têm acesso a atos da presidência.