Londres destaca a vontade de focar em negociações "de maneira construtiva"

Londres, 31 mar (EFE).- O governo do Reino Unido destacou nesta sexta-feira a vontade de "focar de maneira construtiva" nas negociações para o "Brexit" a fim de conseguir uma "aliança profunda e especial" com a União Europeia (UE), conforme disse um porta-voz de Downing Street.

Em resposta ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que deu detalhes sobre as pautas de negociação para a saída britânica do bloco, o porta-voz disse que Londres "espera com vontade começar as negociações, assim que (as diretrizes) tenham sido estipuladas formalmente pelos 27 Estados-membros".

"Está claro que ambas as partes desejam focar nestas conversas de maneira construtiva e, como já disse esta semana a primeira-ministra (Theresa May), desejam assegurar uma aliança profunda e especial entre Reino Unido e União Europeia", acrescentou a nota do Executivo.

O breve comunicado foi emitido pelo escritório oficial de May depois que a UE manifestou que estará aberta a debater sua futura relação quando houver "progressos suficientes" no acordo da saída britânica do bloco, segundo a minuta de pautas comunitárias divulgada.

Na entrevista coletiva realizada hoje em Malta, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, alertou que o marco para definir a futura relação entre ambas as partes só poderá ser discutida depois que tenha sido atingido "o progresso suficiente na saída".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos