Encerra a votação nas eleições presidenciais na Sérvia

Belgrado, 2 abr (EFE).- Os centros de votação na Sérvia fecharam às 20h (hora local, 15h em Brasília) deste domingo, após 13 horas abertos para a escolha do novo presidente do país, em uma jornada que transcorreu sem incidentes de destaque.

De acordo com a Comissão Eleitoral (RIK), a participação era de 46,2% duas horas antes do fechamento das urnas, dois pontos percentuais a menos que nas eleições presidenciais de 2012.

Cerca de 6,8 milhões de cidadãos com direito a voto estavam convocados para escolher o novo presidente entre 11 candidatos. As pesquisas de opinião previam uma clara vitória do atual primeiro-ministro, Aleksandar Vucic.

Se ganhar, Vucic sucederia por um mandato de cinco anos Tomislav Nikolic, parceiro com o qual fundou em 2008 o Partido Progressista Sérvio (SNS) após romper com o passado ultranacionalista e voltar seu olhar rumo à União Europeia (UE).

Opositores e críticos o acusam de autoritarismo e de minar a separação de poderes. Entre os rivais de Vucic nas eleições presidenciais se destacam o ex-ministro de Relações Exteriores Vuk Jeremic e o defensor público Sasa Jankovic, ambos de orientação centrista, embora não milite em nenhum partido.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos