Apuração quase final confirma vitória de premiê em presidenciais sérvias

Belgrado, 3 abr (EFE).- O primeiro-ministro da Sérvia, o europeísta Aleksandar Vucic, ganhou as eleições presidenciais realizadas neste domingo, ao obter 55,10% dos votos, segundo anunciou a Comissão Eleitoral, após haver apurado 92% das cédulas.

Vucic ficou muito acima dos outros dez candidatos e ao haver conseguido a maioria absoluta, não será necessário que seja realizado um segundo turno.

O segundo lugar foi para Sasa Jankovic, antigo defensor público, com 16,27% dos votos, enquanto o humorista Luka Maksimovic obteve 9,44%.

A afluência às urnas foi de 54,60%.

Cerca de 6,8 milhões de cidadãos com direito a voto foram convocados às urnas para escolher o novo chefe de Estado para um mandato de cinco anos.

Vucic sucederá no cargo a Tomislav Nikolic, seu parceiro com o qual fundou em 2008 o Partido Progressista Sérvio (SNS) após romper com seu passado ultranacionalista e orientar-se rumo à União Europeia.

Espera-se que Vucic assuma o cargo de chefe de Estado no próximo dia 31 de maio, quando expira o mandato de Nikolic.

Será então quando o novo presidente proporá um novo primeiro-ministro.

Embora o cargo de presidente tenha menos influência e atribuições que o de primeiro-ministro, com sua nomeação como chefe do Estado, Vucic terá controle tanto sobre esta instituição como sobre o governo e o parlamento, onde o SNS que ele preside tem maioria absoluta.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos