Ministro britânico reitera a titular espanhol apoio de Londres a Gibraltar

Londres, 3 abr (EFE).- O ministro britânico para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), David Davis, indicou nesta segunda-feira ao titular das Relações Exteriores espanhol, Alfonso Dastis, durante uma reunião em Madri, que seu país será "firme" na hora de respaldar Gibraltar, informou um porta-voz da Downing Street.

Em um encontro semanal em Londres com jornalistas britânicos, esse porta-voz oficial da primeira-ministra britânica, Theresa May, disse que a reunião realizada na Espanha entre ambos os políticos foi "muito cordial e construtiva". O encontro estava planejo há semanas como parte de uma visita de dois dias de Davis à Espanha e Portugal.

Na reunião, o ministro para o Brexit repercutiu o que a primeira-ministra já tinha dito quanto a posição legal sobre Gibraltar. Davis falou também com outros ministros espanhóis assim como com investidores da Espanha no Reino Unido, segundo o porta-voz.

A reunião acontece após a polêmica gerada neste país ao serem reveladas as linhas negociadores da UE com Londres, que sugerem que nenhum acordo entre as partes poderá ser aplicado em Gibraltar sem um pacto prévio entre o Reino Unido e a Espanha.

Michael Howard, ex-líder conservador britânico, garantiu ontem que May seria tão firme com Gibraltar quanto foi Margaret Thatcher com as Ilhas Malvinas, ao enviar em 1982 uma força militar para defender as ilhas do Atlântico Sul, de soberania britânica, da ocupação argentina. A primeira-ministra May minimizou a importância da retórica empregada em torno de Gibraltar ao ser perguntada pelo assunto por jornalistas britânicos durante um voo para à Jordânia.

"O que estamos fazendo com todos os países europeus, na União Europeia, é sentarmos e conversarmos com eles", respondeu May, em declarações divulgadas hoje pela imprensa local, ao ser questionada se seu país iniciaria um conflito com a Espanha pelo território.

"Falaremos com eles sobre obter o melhor acordo possível para o Reino Unido e para esses países, incluindo a Espanha", acrescentou.

O presidente do Comitê de Inteligência e Segurança do parlamento britânico, Dominic Grieve, qualificou hoje de "apocalíptico" sugerir que o Reino Unido estaria disposto a ir à guerra para defender Gibraltar.

Gibraltar é um território britânico ultramarino desde 1713 e em um referendo feito em 2002 rejeitou com 99% dos votos a possibilidade de uma soberania compartilhada com a Espanha.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos