Porta-voz do EI pede firmeza a "soldados" do grupo em luta contra "inimigos"

Cairo, 4 abr (EFE).- O porta-voz do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), Abu Hassan al Muhayir, pediu aos "soldados do califado" para que se mantenham firmes e tenham paciência na luta contra os Estados Unidos e os países ocidentais e orientais, aos quais chamou de "apóstatas".

Em um vídeo divulgado nesta terça-feira pela internet e cuja autenticidade não pôde ser comprovada, o porta-voz cobrou dos membros do grupo terrorista para que não desistam da luta contra os "inimigos" e não se "abrandem".

A fala de Muhayir aconteceu um mês depois de fontes militares iraquianas afirmarem que o líder máximo do Estado Islâmico, Abu Bakr al Bagdadi, tinha se despedido de seus seguidores em discurso escrito distribuído na cidade de Mossul no qual admitia a derrota de suas forças frente às tropas governamentais.

O porta-voz do grupo jihadista ressaltou que "um Estado" cujos membros não temem a morte não pode ser derrotado, já que todos querem morrer na luta.

Em referência aos EUA, o porta-voz disse que o país realizou grandes esforços materiais e financeiros para derrotar o EI, mas que "foi presa dos soldados do califado".

Além disso, Muhayir declarou aos combatentes que lutam em Mossul e Tal Afar (no Iraque) e em Raqqa e Aleppo (na Síria), além de outras regiões, que o "califado" está atravessando "a maior fase da história" do jihadismo.

O porta-voz pediu que os combatentes "nunca se rendam e tenham fé, porque só se morre uma vez" e disse que eles não devem deixar "nem um palmo de terra sem ser transformado em um inferno, colocando bombas, realizando bombardeios e destruindo".

A mensagem do porta-voz jihadista, a segunda desde que ele assumiu o cargo no ano passado, coincide com o retrocesso do EI tanto na Síria como no Iraque.

Neste último país, o grupo controla 30% da cidade de Mossul, seu principal reduto no autoproclamado califado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos