Forte terremoto atinge nordeste do Irã e deixa pelo menos 2 mortos

(Atualiza número de vítimas e acrescenta detalhes).

Teerã, 5 abr (EFE).- Um forte terremoto de 6,1 graus na escala Richter atingiu nesta quarta-feira a província de Khorasan Razavi, no nordeste do Irã, matando pelo menos duas pessoas e deixando várias feridas, de acordo com dados oficiais.

O tremor, cujo epicentro se situou na cidade de Sefid Sang às 10h40 (horário local, 3h10 de Brasília), teve pelo menos 30 réplicas e foi sentido na cidade santa de Mashhad, situada a cerca de 80 quilômetros.

O chefe adjunto das operações de resgate do Crescente Vermelho Iraniano, Shahin Fathi, afirmou à agência semioficial "Isna" que até agora foram contabilizados dois mortos em Khorasan.

Quatro povoados ficaram destruídos entre 40% e 100%, mas o número de vítimas não é muito elevado devido ao fato de o epicentro do terremoto ter sido registrado em uma região pouco povoada, indicou o Crescente Vermelho de Mashhad.

Já o chefe dos Serviços de Emergência, Pir Hossein Kolivand, explicou que "os maiores prejuízos" foram sofridos em algumas localidades da região, e advertiu que existe a possibilidade de novas réplicas e de um aumento do número de feridos.

O corte das comunicações telefônicas e de várias estradas da província impede a contabilização de número definitivo de feridos, que se situam entre seis e 11, dependendo das fontes.

O fornecimento de água também sofreu cortes e as escolas foram fechadas em muitas áreas de Khorasan, inclusive na cidade de Mashhad, onde uma das réplicas teve uma magnitude de 4,7 graus na escala Richter.

O Centro Sismológico Nacional do Irã informou que o movimento telúrico aconteceu a 10 quilômetros de profundidade, a 60,23 graus de latitude e 35,83 de longitude.

O Irã possui uma grande atividade sísmica. O terremoto mais grave até o momento aconteceu em junho de 1990, alcançou 7,7 graus na escala Richter e causou a morte de 37 mil iranianos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos