Hollande foi um presidente ruim para cerca de 70% dos franceses

Paris, 6 abr (EFE).- Cerca de 70% dos franceses consideram que o socialista François Hollande foi um presidente ruim, sobretudo por causa de sua política econômica e social, segundo uma pesquisa do instituto Odoxa publicada nesta quinta-feira, a cinco semanas do fim de seu mandato, pela emissora "France Info".

Perto de 83% das pessoas interrogadas têm uma opinião negativa da ação do chefe do Estado concretamente no campo econômico e social, e essa visão negativa é majoritária (59%) inclusive entre os que se declaram simpatizantes socialistas.

Os resultados são claramente diferentes no terreno da luta contra o terrorismo e a insegurança, já que aí recebe o apoio de 54% dos franceses.

Igualmente, 54% dos cidadãos concordam com as reformas sociais que Hollande realizou, como a legalização do casamento homossexual, embora aí haja uma clara fratura segundo o posicionamento ideológico (86% dos simpatizantes socialistas lhe dão o sinal verde, mas somente 28% dos eleitores da direita).

Hollande - que não vai concorrer à reeleição nos pleitos de 23 de abril (primeiro turno) e de 7 de maio (segundo turno) - é o presidente que manteve no tempo a impopularidade mais elevada na história da 5ª República.

Seu antecessor, o conservador Nicolas Sarkozy, também teve longos períodos de forte impopularidade, e assim em maio de 2011 (a um ano do fim de seu mandato de cinco anos) 73% das pessoas entrevistadas julgavam sua gestão do país como ruim.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos