Chanceleres de Mercosul e Cingapura se reúnem para reforçar relação com ASEAN

Buenos Aires, 7 abr (EFE).- Os ministros das Relações Exteriores dos países que integram o Mercado Comum do Sul (Mercosul) se reuniram nesta sexta-feira com o titular desta pasta em Cingapura para discutir formas de "promover o diálogo e a cooperação" entre ambas as partes e a Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), informaram fontes oficiais.

O encontro aconteceu na sede do Ministério de Relações Exteriores da Argentina, em Buenos Aires, entre o chanceler cingapuriano, Vivian Balakrishnan; e os de Brasil, Aloysio Nunes Ferreira; Paraguai, Eladio Loizaga; Uruguai, Rodolfo Nin Novoa; e Argentina, Susana Malcorra.

Hoje, até o momento, foi divulgada apenas a fotografia oficial. Ontem, porém, o órgão argentino emitiu um comunicado conjunto com Cingapura no qual, entre outros assuntos, reconhecia "a importância de fomentar uma cooperação mais próxima entre suas respectivas regiões".

"Os ministros expressaram satisfação pelo interesse da Argentina em aprofundar sua presença no Sudeste Asiático e pelo de Cingapura na América Latina", expressava o texto, que acrescentava que tanto Malcorra quanto Balakrishnan acolheram "com beneplácito" o interesse argentino em aderir ao Tratado de Amizade e Cooperação da ASEAN.

Este último bloco é composto por Malásia, Indonésia, Brunei, Vietnã, Cambodja, Laos, Mianmar, Cingapura, Tailândia e Filipinas.

Além disso, os dois ministros discutiram formas de promover o diálogo e a cooperação entre a ASEAN e o Mercosul. Malcorra convidou seu par para se reunir hoje com os demais ministros da aliança sul-americana "com o objetivo de analisar as perspectivas de uma maior aproximação entre Cingapura, o Mercosul e a ASEAN ".

O encontro entre todos eles acontece junto com a reunião que também se celebra hoje entre os ministros de Exteriores, Produção e Comércio do Mercosul e da Aliança do Pacífico para buscar opções de convergência entre ambos os blocos econômicos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos