Jovem é morto durante protesto contra governo na Venezuela

Caracas, 6 abr (EFE).- O defensor público da Venezuela, Tareq William Saab, informou na quinta-feira que um jovem chamado Jairo Ortíz foi assassinado durante um protesto no município de Carrizal, situado no estado de Miranda, nos arredores de Caracas.

Através de sua conta no Twitter, Saab condenou o "vil" e "desprezível" homicídio, e disse ter conversado com o ministro do Interior e Justiça, Néstor Reverol, "a fim de investigar e punir tais eventos lamentáveis".

Ele também afirmou que umas comissões da Defensoria Pública, o Ministério Público, Polícia científica, Polícia Nacional Bolivariana e a Guarda Nacional Bolivariana estão no local.

"Nesse sentido garantimos a comunidade nacional que este grave crime não ficará impune e merecerá todo o peso da lei", afirmou.

Nas redes sociais foram divulgados vários vídeos e fotografias que davam conta de várias pessoas feridas, provavelmente na mesma manifestação.

O governador de Miranda e dirigente opositor, Henrique Capriles, divulgou no Twitter uma mensagem com a notícia e afirmou que o assassinato ocorreu "por ordens do ministro Reverol, que obriga os comandantes da Guarda a reprimir, sem se importar com as vidas".

Por isso, Capriles pediu à procuradora-geral, Luisa Ortega Díaz, resolver este caso.

Vários dirigentes opositores se pronunciaram a respeito no Twitter, como o primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional (AN, parlamento), Freddy Guevara, que escreveu: "Solidário com familiares de Jairo Ortíz. A AN exige que os responsáveis deste assassinato assumam as consequências".

Milhares de opositores do governo do presidente Nicolás Maduro, se manifestaram na quinta, em Caracas, e outras oito cidades do interior para apoiar o parlamento em sua tentativa em remover sete juízes do Tribunal Supremo, acusados de "golpe de Estado" por emitir duas sentenças, que já foram revogadas.

Pelo menos 19 pessoas ficaram feridas após os protestos contra o governo, segundo informações do prefeiro de Chacao, o opositor Ramón Muchacho.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos