Polícia sul-africana dispara balas de borracha contra simpatizantes de Zuma

(corrige título)

Johanesburgo, 7 abr (EFE).- A Polícia da Áfirca do Sul dispersou nesta sexta-feira com bolas de borracha e gás lacrimogêneo manifestantes leais ao presidente, Jacob Zuma, que tentavam atacar uma passeata pacífica da oposição para exigir a renúncia do chefe de Estado.

Vestidos com camisetas azuis da Aliança Democrática (AD), milhares de simpatizantes da oposição se concentraram em um centro de Johanesburgo para protestar contra Zuma, a quem acusam de dizimar a economia nacional com decisões políticas para favorecer empresários próximos dele.

Membros do governista Congresso Nacional Africano (CNA), liderado por Zuma, responderam com uma manifestação a poucos metros em torno da sede do partido, que foi cercada por veteranos com uniforme militar da antiga guerrilha a qual foi um movimento de libertação sul-africana.

Segundo pôde constatar a Agência Efe, a Polícia atirou balas de borracha e jogou gás lacrimogêneo quando grupos de seguidores de Zuma foram para o local da concentração opositora para atacar os participantes.

Vários críticos que portavam cartazes contra o presidente foram agredidos minutos antes nas imediações da sede do CNA.

A oposição e movimentos civis sul-africanos realizam hoje o "dia de ação nacional" contra Zuma com manifestações em todo o país para pedir sua renúncia.

A ação acontece uma semana depois que o presidente demitiu o ministro das Finanças, Pravin Gordhan, que tinha se negado a aprovar o projeto nuclear e outros custosos planos propostos pelo presidente, que segundo os analistas beneficiariam a família Gupta.

Este clã de empresários ofereceu em nome do presidente posições de ministro a vários altos cargos do CNA, segundo denunciaram estes últimos a um relatório da Defensoria do povo.

A crise aberta pela demissão de Gordhan - que se transformou em um símbolo da integridade na África do Sul - dividiu a aliança governista e multiplicou os apelos pela renúncia de Zuma na sociedade sul-africana.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos