Topo

ETA entrega 12 esconderijos de armas para autoridades francesas

08/04/2017 04h40

Madri, 8 abr (EFE).- A organização terrorista ETA entregou para a polícia da França os dados de geolocalização de 12 dos seus depósitos de armas, todos eles localizados no departamento 64 da França, nos Pirineus Atlânticos.

Essa informação foi revelada à Agência Efe por fontes da luta antiterrorista na Espanha, que não descartaram que possa ter mais esconderijos ou armazéns de armamento.

A entrega dos dados por parte de representantes sociais basco-franceses que assumiram o trabalho de "mediar" com o grupo e ocorreu após a emissão de uma declaração da ETA, onde se declarava "organização desarmada".

No dia de hoje estão programados atos em Bayonne (França) em torno ao desarmamento da ETA.

Os atos começarão às 10h30 (horário local, 5h30 de Brasília), no cinema Atalante, onde passará o curta-metragem "A paix maintenant, une exigence populaire" (A Paz Agora, uma exigência popular), do diretor Thomas Lacoste, onde ele aborda o processo de desarmamento da ETA, protagonizado pelo chamado grupo de Louhossoa, os autodenominados "artesãos da paz".

Após a estreia do filme será realizada uma palestra na sala com o próprio Lacoste, o professor de Direito Jean-Pierre Massias e o ex-juiz e membro do comitê de Direitos Humanos da ONU, Louis Joinet.

Às 12h (horário local, 7h de Brasília) vai acontecer uma mesa-redonda com a participação do ex-conselheiro basco e atual porta-voz da organização em favor dos presos da ETA, Sare Joseba Azkarraga, a antropóloga membro do Fórum Social permanente, Aitzpea Leizaola e o ex-juiz e assessor da ONU, Philippe Texier.

Finalmente, às 15h (hora local) vai acontecer uma concentração cidadã.