"Hoje é um dia de dor", diz premiê sueco em local do ataque em Estocolmo

Estocolmo, 8 abr (EFE).- O primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven, depositou flores neste sábado junto ao lugar onde ontem aconteceu um ataque terrorista com um caminhão, no centro de Estocolmo, e afirmou que a Suécia vive um dia de dor, e elogiou a reação de seus compatriotas.

"Hoje é um dia de dor", disse Löfven, que encorajou a população sueca a transformar "a ira" de muitos, inclusive ele, em "algo construtivo", e garantiu que a Suécia seguirá sendo "uma sociedade democrática e aberta".

Löfven, que ontem à noite já tinha ido ao lugar do atentado para oferecer flores, afirmou também que a Suécia "mostrou sua melhor face" e agradeceu o trabalho de policiais, profissionais de saúde e cidadãos comuns, que constitui "um sinal muito forte".

O primeiro-ministro, que suspendeu ontem sua viagem a Gotemburgo para participar do congresso do Partido Social-Democrata, anunciou que na segunda-feira, ao meio-dia (horário local), será realizada uma cerimônia em homenagem às vítimas e haverá um minuto de silêncio.

A princesa herdeira Victoria, a vice-primeira-ministra, Isabella Lövin, e a ministra de Relações Exteriores, Margot Wallström, também foram hoje ao local do atentado para depositar flores.

As autoridades confirmaram quatro mortos e 15 feridos no ataque, pelo qual foi detido um suspeito de terrorismo, de 39 anos e de origem uzbeque, que as autoridades acreditam ser o motorista do caminhão roubado.

O caminhão avançou ontem pouco antes das 15h locais (10h de Brasília) sobre a principal rua de pedestres de Estocolmo e, após percorrer um trecho atropelando transeuntes, se chocou contra a entrada principal de uma conhecida loja de departamentos da capital sueca.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos