Suspeito de ataque terrorista em Estocolmo é preso e indiciado

Copenhague, 8 abr (EFE).- A Promotoria da Suécia prendeu neste sábado de forma oficial e indiciou por terrorismo a pessoa detida ontem à noite, como suspeita de estar relacionada com o caminhão que atropelou uma multidão no centro de Estocolmo, matando quatro pessoas e ferindo outras 15.

Durante a madrugada, em Hjulsta, foi detida outra pessoa que conhece o suspeito, embora as autoridades tenham confirmado essa informação, de acordo com o jornal "Aftonbladet".

A polícia sueca realizou várias operações esta madrugada nos subúrbios de Estocolmo.

O comunicado da Promotoria diz que o vice-procurador chefe, Hans Ihrman, ordenou a prisão de "uma pessoa suspeita de crime de terrorismo por assassinato. A pessoa foi presa por volta das 2h (hora local). Até o dia 11 de abril, o promotor deve decidir se pede a prisão preventiva".

De acordo com informações também não confirmadas e adiantadas pelo jornal, a pessoa detida ontem é natural do Uzbequistão, que mostrou simpatia pelo Estado Islâmico (EI) nas redes sociais.

O indivíduo se declarou culpado e que também suas características correspondem com as do indivíduo cuja imagem tinha sido divulgada horas antes pela polícia sueca, tinha restos de vidros em sua roupa e uma máscara de esqui quando foi detido em Marsta, segundo "Aftonbladet".

O ataque ocorreu pouco antes das 15h (horário local, 10h em Brasília) na entrada principal da Ahléns, uma famosa loja de departamento no centro de Estocolmo, na principal rua de pedestre (Drottninggatan), atropelando várias pessoas, deixando até o momento quatro mortos e 15 feridos.

O caminhão, roubado minutos antes do atentado, foi rebocado neste sábado para ser analisado pelos técnicos, informou a polícia, que segue isolando várias zonas do centro da capital.

A Suécia decidiu reforçar os controles de fronteira durante dez dias prorrogáveis para impedir que "o autor e eventuais colaboradores possam abandonar o país", segundo disse em entrevista à emissora pública o ministro do Interior sueco, Anders Ygeman.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos