Topo

EUA enviam porta-aviões para península norte-coreana como sinal de força

O porta-aviões Carl Vinson foi desviado para águas próximas da Coreia do Norte - Jo Jung-ho/Yonhap/AP
O porta-aviões Carl Vinson foi desviado para águas próximas da Coreia do Norte Imagem: Jo Jung-ho/Yonhap/AP

De Washington (EUA)

09/04/2017 06h24Atualizada em 09/04/2017 08h36

Os Estados Unidos ordenaram que o porta-aviões USS Carl Vinson e seu grupo de ataque em águas próximas seguissem no sábado (8) para a Coreia do Norte, como uma demonstração de força, após novas provocações do regime de Kim Jong-un.

Fontes do Pentágono confirmaram à rede norte-americana "CNN" que o almirante Harry Harris, chefe do Comando do Pacífico, ordenou a mobilização do porta-aviões e toda a sua frota de ataque em águas próximas à península norte-coreana.

O Carl Vinson, sob o controle da Terceira Frota, suspendeu uma visita planejada para a Austrália e seguirá para as águas perto da Coreia do Norte.

Os EUA afirmaram que o movimento é uma resposta para novas provocações por parte do regime norte-coreano, que realizou recentemente um teste de um míssil de médio alcance e de motores de mísseis.

O envio do porta-aviões ocorre na semana em que o presidente dos EUA, Donald Trump, recebeu na Flórida o líder chinês, Xi Jinping, e ambos discutiram a necessidade de evitar novas provocações de Pyongyang.

Coreia do Norte e EUA trocam ameaças após ataque na Síria

Band Notí­cias