Presidente do Egito mobiliza exército para proteger instalações vitais

Cairo, 9 abr (EFE).- O presidente do Egito, Abdul Fatah al Sisi, ordenou neste domingo que o exército proteja as instalações vitais em todas as províncias do país, após os atentados contra duas catedrais do norte de Egito, nos quais morreram pelo menos 43 pessoas.

Segundo vários meios de comunicação oficial, Al Sisi ordenou a unidades das forças especiais do exército que se desloquem imediatamente às instalações vitais do país, para ajudar às forças do Ministério do Interior em sua proteção.

Pelo menos 43 pessoas morreram hoje e outras 118 ficaram feridas em dois atentados contra duas catedrais egípcias, segundo o último balanço do Ministério da Saúde egípcio.

No primeiro ataque contra o templo de São Jorge, na cidade de Tanta, 120 quilômetros ao norte do Cairo, 27 pessoas morreram e 77 ficaram feridas, informou a agência de notícias estatal "Mena", que citou um comunicado ministerial.

A explosão ocorreu durante a missa do Domingo de Ramos, que marca o começo da Semana Santa para os coptas, minoria que representa cerca de 10% da população egípcia.

Um segundo atentado aconteceu pouco depois contra a catedral de São Marcos, na cidade litorânea de Alexandria, onde pelo menos 16 pessoas morreram e 41 ficaram feridas, de acordo com a recontagem do Ministério da Saúde.

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) assumiu, através de sua agência de notícias "Amaq", a autoria dos dois atentados, em um breve comunicado divulgado nas redes sociais e cuja veracidade não pôde ser comprovada.

A filial egípcia do EI também reivindicou a autoria do ataque do último dia 11 de dezembro contra a igreja de São Pedro, situada junto à catedral do Cairo, no qual 28 fiéis morreram em uma explosão provocada por um terrorista suicida.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos