Forças governamentais recuperam localidade estratégica no norte de Síria

Cairo, 10 abr (EFE).- As forças governamentais da Síria recuperaram nesta segunda-feira o controle da localidade de Maardes, situada no norte da província de Hama, no centro do país, e por onde passa a estrada que une Damasco a Aleppo, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Esta ONG indicou que os efetivos leais ao presidente sírio, Bashar al Assad, intensificaram nas últimas horas o disparo de projéteis contra essa população, contra a qual lançaram mais de 100 foguetes, até que conseguiram dominá-la.

Além disso, atualmente há combates em seus arredores, onde facções rebeldes e islâmicas tentam retomá-la.

Por enquanto, os meios de comunicação oficiais da Síria não confirmaram o progresso das forças armadas e de seus aliados.

A artilharia governamental também teve como alvo a população de Al Huaiz, na planície de Al Ghab, também em Hama, onde uma mulher morreu e várias pessoas ficaram feridas pelo impacto de foguetes contra a escola local.

Os grupos islâmicos, por sua vez, lançaram mísseis Grad contra concentrações de soldados e seus aliados no monte de Zine al Abidin, de onde é possível avistar a cidade de Hama, capital homônima da província, e causaram um número indeterminado de baixas.

No dia 21 de março, várias organizações armadas, entre elas o Organização para a Libertação do Levante, o antigo braço sírio da Al Qaeda, iniciaram uma ofensiva no norte de Hama, onde progrediram frente às tropas governamentais.

No entanto, na última semana, o exército sírio e seus aliados recuperaram o terreno perdido para as facções.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos